sábado, 7 de setembro de 2013

Educação no Trânsito


Era de se esperar que no século XXI, as pessoas fiquem cada vez mais perturbadas com seu ritmo de vida. A cada ano que passa a vida das pessoas ficam cada vez mais acelerada. E com isso se perde também a paciência, com colegas de trabalho e com as pessoas do trânsito.




A paciência acaba principalmente quando você pode chegar atrasado no trabalho ou quando você sai do trabalho e não vê a hora de estar em casa. E é aí que começa todo o stress do trânsito, pessoas buzinando exageradamente, como se estivesse xingando outro motorista com a buzina do automóvel, pessoas dando o dedo, gritando, colocando o carro pra cima dos pedestres ou de outros carros...É uma arrumação pior que a outra... Não importa se você comprou sua carteira (porque essas coisas acontecem) ou você conseguiu tirar sem ter que pagar propina, o que importa é seu comportamento no trânsito e a obediência dos sinais de trânsito, que muitos por aí também não respeitam.





Até porque você pode destruir a vida de alguém com a sua imbecilidade. Eu estou cansada de andar de ônibus e ver tantos acidentes que acontecem pelas estradas, sejam elas pessoas, animais, ou de carros. Já perdi as contas de quantos corpos eu já vi estirados no chão, de quantos carros eu já vi batidos e revirados e de quantos animais eu vi em decomposição na estrada.E não é apenas isso, há aqueles que não são tão piores como os outros, mas que também são mal educados, que jogam o lixo pela janela do carro, ou que miram da estrada para uma lata do lixo que fica no meio fio, e quando o lixo cai fora da lata do lixo, não saem do carro para apanhar e colocarem no lugar certo.



Em alguns casos, o problema não é a sinalização, mas a forma de como as estradas são feitas para os motoristas, em minha capital eu vejo algumas estradas que poderiam ser melhor aproveitadas para que o trânsito não tivesse tantos engarrafamentos.




Eu vejo como a solução do problema, cada faixa para um tipo de veículo, como por exemplo, uma faixa para bicicletas e motos, uma faixa só para carros, outra faixar só para ônibus e assim vai... Enquanto os desvios e retornos poderiam ser mais estudados pelos engenheiros, para que amenizassem os engarrafamentos. Ou seja, poderia haver uma reforma nas estradas e uma melhor sinalização para faixas dos veículos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário