segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Código da Vinci: Capítulo 26

" - Vocês podem notar - disse-lhes Langton, andando até a imagem projetada da Mona Lisa na parede da biblioteca - que no fundo atrás do rosto dela é desigual. -  Lagdon mostrou a discrepância gritante. - A linha do horizonta que Da Vinci pintou à esquerda se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita.

- Ih, foi burrada dele? - perguntou um detento.

- Não. Da Vinci não errava com essa frequência. Na verdade, esse é um truquezinho que ele gostava de usa. Pintando um fundo mais baixo à esquerda, Da Vinci fez a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. Uma piadinha secreta de Da Vinci. Historicamente, os conceitos masculino e feminino estão ligados aos lados -  o esquerdo é feminino, o direito é masculino. Como Da Vinci era um grande fã dos princípios femininos, fez a Mona Lisa parecer maior quando vista da esquerda que da direita. "


"...Da Vinci deixou uma tremenda pista de que a pintura devia ser interpretada como andrógina. Será que alguém já ouviu falar de um deus chamado Amon?

... E sabe qual era a companheira de Amon? A deusa egípcia da fertilidade?
A pergunta recebeu vários minutos de silêncio como resposta.
- Era Ísis - disse-lhes Langdon, apanhando uma caneta para escrever  no quadro. - Então temos o deus Amon - e escreveu o nome no quadro - e a deusa Ísis, cujo pictograma era L'ISA.
Langdon terminou de escrever e afastou-se do projetor, recuando.
AMON L'ISA
... Pessoal, não só o rosto da Mona Lisa parece andrógino como o nome dela é um anagrama de união divina do masculino com o feminino. E esse, meus amigos, e o segredinho de Da Vinci, o motivo do sorriso zombeteiro da Mona Lisa."





Do livro O Código Da Vinci: páginas 98 e 99

Nenhum comentário:

Postar um comentário