quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O Código da Vinci: Capítulo 6

" Hoje em dia o termo pagão se tornou quase sinônimo de adoração ao demônio -  um erro grosseiro. As raízes dessa palavra remontam ao latim paganus, que significa "habitante do campo". Os "pagãos" eram literalmente pessoas no meio rural que não haviam recebido ensinamentos cristãos e que se apegavam às velhas religiões da natureza. De  fato, tão grande era o medo que os cristãos sentiam daqueles que viviam nos vilarejos rurais que a palavra antes inócua para indicar "morador da vila" - vilão - passou a significa "malfeitor". "
             
Como tributo  à magia  de Vênus, os gregos empregaram seu ciclo de oito anos para organizar os seus Jogos Olímpicos. Hoje em dia, poucas  pessoas percebem que o intervalo de quatro anos entre as Olimpíadas modernas ainda corresponde à metade dos ciclos de Vênus. Ainda menos pessoas sabem que a estrela de cinco pontas (pentagrama) quase havia se tornado símbolo oficial das Olimpíadas, mas foi modificado de ultima hora - suas cinco pontas substituídas por cinco anéis que se interceptavam, para melhor refletir o espirito de inclusão e harmonia dos jogos. "

Na batalha entre símbolos pagãos e cristãos, os pagãos foram derrotados; o tridente de Possêidon se tornou o tridente do demônio, o chapéu pontudo do mago se transformou no símbolo das bruxas e o pentagrama de Vênus  se tornou o símbolo demoníaco. "


Do livro O Código da Vinci: páginas: 32 e 33

Nenhum comentário:

Postar um comentário