Carne bovina a partir de multiplicação de células tronco
Acabei de assistir na TV cultura, uma matéria muito interessante sobre carne bovina, incluindo que utilizava as células troncos do animal (vaca ou boi).
A iniciativa veio de pesquisadores da Suécia, mais existem estudos em outros lugares do mundo. Trabalhar com células tronco é muito caro e muito trabalhoso, e precisa-se de dinheiro para que o estudo seja concluído e o processo de produção também.
Toda a tecnologia foi pensada porque a população vai aumentar, com isso o consumo também vai aumentar porque a carne é a maior fonte de proteínas que existe.
As vantagens são inúmeras:
- menos poluição das águas e menos contaminação em solos;
- diminuição de gás carbono na atmosfera;
- redução do consumo de energia;
- e o gasto geral seria menor, do que a criação de um animal até o dia de abatimento.
Um breve resumo do vídeo diz que seria necessário uma grande quantidade de água e grãos. Além de epidemias que podem vir no animal, hormônios que são muitas vezes injetados para que os animais tenham um rápido desenvolvimento.
Com a ideia da carne in vitro, fatores como diminuição de gases. Faria uma carne 100% músculo, sem gorduras saturadas.
Uma frase bem no final do vídeo, que eu achei super legal: "mais de 1 bilhão de animais deixariam de sofrer". Porque o abate dos animais é muito triste, principalmente em abates clandestinos que existem por aí, perde-se até a qualidade do alimento porque o animal morre estressado.
Então isso acabaria com muito sofrimento, eu detesto comer vegetal, mas pensar em um animal morrendo me faz pensar muitas vezes.
Fonte: A tribuna
Nenhum comentário:
Postar um comentário