Sinopse: Baseado no liveo "Tean of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln", de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), trava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.
Eu vou contar o que eu entendi do filme, nada mais justo.
Ele contava sonhos à pessoas próximas a ele como sua esposa Mary Todd, é como se os sonhos dele se realizassem, então ele falava a sua mulher, para que fossem decifrados. A principal luta de Lincoln foi a abolição da escravatura, uma luta que foi vencida.
Uma boa parte de políticos não acha boa ideia que os escravos sejam libertos e tenham decisão de votos. No início do filme, os próprios negros lutam na Guerra Civil. Algo bem interessante que um negro diz para o P. Lincoln é: "Nós aqui devemos considerar que esses mortos, não tenham morrido em vão. Que esta nação temente à Deus, deva ter um renascer de liberdade, e que o governo do povo, pelo o povo e para o povo jamais desapareça da face terra". Onde surge a mais famosa frase política nos Estados Unidos "...governo do povo, pelo povo e para o povo..." Tenho me recordado dela em algumas aulas de história e tem sido brilhante.O filme mostra que a guerra é devido a abolição dos escravos em que Lincoln diz que "a guerra só acabará quando os escravos forem libertos", eu tenho plena certeza que Lincoln apoiava os escravos estarem na luta em busca de seus direitos. Alguns de seu partido não via dessa forma, eu tenho para mim que alguns, do partido de Lincoln, não apoiava a ideia de abolir os escravos, que estavam na Guerra de Secessão (Guerra Civil norte-americana) lutando para serem livres. Talvez fosse uma forma de acabar com os escravos antes de serem soltos.
Pra entender um pouco mais do que estou falando uma breve volta na história: a Guerra de Secessão foi de 1861 - 1865, os Estado Unidos era dividido entre Sul (latifundiário) e Norte (industrializado). E esses dois lados estavam lutando, o sul que precisava muitos dos escravos e o norte que queria cada vez mais o crescimento do mercado. E como aqui no Brasil os escravos não estavam dando mais tanto lucro como antes. Com a vitória do lado Norte e ainda com uma votação para que fosse aceito ou não a abolição dos escravos, os dois lados dos Estados Unidos buscavam votos entre seus parceiros políticos para a tal eleição.
Resumindo: alguns que eram contra a abolição ficaram a favor, inclusive o partido 'rival' votou para que a abolição fosse feita. E então a abolição é aprovada em 1865 assim creio. O presidente Lincoln é assassinado no mesmo ano algum tempo depois.
O filme é muito longo e eu assisti apenas uma vez, e a resenha que eu tirei consegui foram apenas essas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário